sábado, 9 de julho de 2011

A maior canhão do mundo

A maior máquina de guerra do mundo,  foi produzida na segunda guerra mundial, tinha o nome de “Schwerer Gustav” com o impressionante peso de 1350 toneladas e com o calibre de 80 centímetros e precisando de uma tripulação de 2750 homens para a sua montagem e 2 batalhões de Flak’s para sua proteção.
O canhão ferroviário alemão foi desenvolvido pela antiga Krupp (hoje ThyssenKrupp AG ), apedido de Adolf Hitler para ser usado contra os fortes e Bunker´s franceses na linha Maginot. Capaz de arremessar um projetil de 7 toneladas a uma distância aproximada de 37 km.
Ele foi o pesadelo de Sebastopol ex União Soviética (hoje da Ucrânia), lá foi despejadas 30,000 toneladas de munição, no total cerca de 48 projeteis foram lançados. Depois desta arma colossal foram criadas mais 2 versões, o “Dora”, que seria utilizada em Stalingrado, mas devido ao avanço soviético foi evacuado rapidamente, e o Langer Gustav que seria maior que o primeiro, com um canhão de 52 cm de raio, seria capaz de lança um projétil de 680 Kg, numa distância de 190 Km. Como jogar uma bomba de Natal/RN até João Pessoa/PB, mas felizmente o canhão não foi terminado a tempo devido aos consecutivos ataques da RAF (Royal Air Force).






Se gostou compartilha